Olá doutores, tudo bem? Hoje vamos aprender um pouco sobre um dos objetos de análises da Documentoscopia.
Veja que o papel é um suporte complexo, pode ser produzido por meios de fibras celulósicas removidas de vegetais diversos por processos variados. Pode haver cargas e aditivos, sendo ampla a probabilidade de alternativa destes. Em um papel de segurança, o modelo e o número de elementos nele coevos determinam seu grau de segurança que podem ser inseridos, no decorrer da sua fabricação, bem como impressão após o suporte ter sido produzido e ainda, adicionado após a sua impressão.
Os 21 itens de segurança a CNH afiançam a idoneidade do documento, que é análogo a utilização da Carteira de Identidade. Desse modo, os itens de segurança são qualificados em três níveis de Identificação:
o primeiro pelo tato e pela visão;
o segundo com auxílio de lupa e o
terceiro somente pelo Instituto de Identificação Civil.
Veremos cada um deles a seguir:
Pré-impressão:
Fibras de segurança: Fibras com características particulares, geralmente sintéticas, de dimensões e concentração particulares, incorporadas ao longo do processo de fabricação de papel. Podem ser fibras visíveis, notadas a olho nu, ou invisíveis a olho nu, detectadas com assistência de equipamentos específico.
Fio de segurança: Fio incorporado ao papel ao longo da fabricação, com aplicação contínua ou janelada, podendo ser colorido, metalizado, magnetizado e também ter outros elementos de segurança, assim como, microimpressões e DOV (dispositivo óptico variável, que se desponta segundo o ângulo de incidência da luz)”.
Substâncias que tornam o papel reativo à ação de agentes físicos.
Substâncias que tornam o papel reativo à ação de agentes químicos.
Já impressão podemos observar os seguintes elementos:
Marca d’agua: multitonal: imagens geralmente complexas formadas de nuanças de tons degradé de claro a escuro; marca d’agua clara e escura: imagens constituídas de somente dois tons, claro e escuro; marca d’agua clara: imagens constituídas somente por tom claro; marca d’agua escura: imagem constituída somente por tom escuro.
Note que a lista de elementos empregados nos impressos de segurança são muitos e abrangentes:
Desenhos: fundo numismatico, rosaceas, traços aleatórios, etc.;
Textos: microletras, falhas e erros propositais, etc.
Tintas: que invisível, reativas a agentes químicos, fluorescentes, etc.
Dispositivos ópticos variáveis, holografias
Processos de impressão: calcografia (usado para fazer brasão) , ofsete seco (usado para fazer a impressão do mapa do estado, guilhoche negativo, fundo geométrico), tipografia, eletrofotográfica, inkjet, etc.
Fundo Anticópia: Trata-se de um processo de coloração, empregado na impressão ofsete, em que se alcança variações de tonalidades de cores por meio de minúsculas linhas multicoloridas, sem o emprego dos processos comuns de degradês.
Por últimos temos os elementos de segurança pós-impressão, que compreendem:
Hologramas;
Perfurações;
Costuras com arremates;
QRcode.
Estes compões os elementos presentes na CNH.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Referências
CABALLERO CHAPARRO, Juan et al. Documentoscopia. 2015.
D/ALMEIDA, Maria Luiza Otero Documentoscopia : o papel como suporte de documentos / Maria Luiza Otero D/Almeida, Mariza Eiko Tsukuda Koga, Silvana Manzi Granja. -- São Paulo : IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo : IC - Instituto de Criminalística, 2015.
LADEIRA, Matheus Antônio de Sousa. A importância da implantação de medidas de segurança no trânsito urbano. 2018.
MENDES, Larmatine Bizarro. Documentoscopia. 2015.
0 comments
Postar um comentário
Comente, não leia somente...