Olá tudo bem, no último post falamos sobre o Perito Judicial dentro do Processo Civil. E hoje irei abordar sobre uma das áreas de Expertise do A.C. Perícias. Quer saber mais? Continue lendo.
A perícia grafotécnica consiste em uma análise da grafia em assinaturas e outros tipos de escrita manual. Essa técnica é frequentemente empregada no meio judicial e para impedir fraudes. Trata-se de uma análise técnica cientifica e logo, confiável para identificar autenticidade em documentos.
A perícia grafotécnica tem como principal objetivo, determinar a autenticidade ou a falsidade de rubricas e assinaturas, bem como constatar ou não uma autoria de textos manuscritos.
O dever desse profissional é verificar a quem pertence a grafia utilizada, apresentando provas no laudo pericial a ponto de identificar se duas letras diferentes são da mesma pessoa ou não.
A título de exemplo: imagina que em um processo seja necessário fazer a avaliação de uma escritura antiga. Esses documentos costumam ter rasuras incompreensíveis e muitas vezes não possuem registro em cartório. É seu dever avaliar não apenas a assinatura, mas detalhes, como data e informações que validem aquele documento como verdadeiro.
O Perito Grafotécnico pode se utilizar também de técnicas e tecnologias para fazer uma avaliação minuciosa, com ilustrações, equipamentos de lupa específicos, luzes pertinentes, equipamentos de ampliação, entre outros.
É importante ressaltar que: O Perito Grafotécnico Judicial tem a responsabilidade ser claro e objetivo em suas informações. Caso contrário, esse profissional pode responder de forma civil ou criminalmente por laudos com informações falsas.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
0 comments
Postar um comentário
Comente, não leia somente...